top of page
Buscar

Peso de 2700 anos encontrado no muro das lamentações

  • Michelly Bianca Sousa Alencar
  • 24 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Recentemente foi descoberto um calcário com uma inscrição no topo, um símbolo egípcio, que se parece com uma gama grega (Y) e ao lado foram feitas duas linhas paralelas para indicar o valor de dois ciclos.


O calcário de 2.700 anos pesa dois siclos ao lado de uma moeda moderna de dois siclos.

moderna de dois siclos.

https://www.timesofisrael.com/weight-weight-western-wall-dig-uncovers-flubbed-2700-year-old-2-shekel-stone/


“O peso tem a forma de cúpula e uma base plana. No topo está um símbolo egípcio semelhante a uma gama grega (γ), que representa a unidade abreviada ‘siclo’. Duas linhas incisas indicam a massa dupla: dois shekalim”, escreveu o co-diretor da escavação, Dr. Barak Monnickendam-Givon.


O peso tem 2700 anos, ou seja, foi feito durante o período do primeiro templo, e foi descoberto na terra das escavações dos arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel Monnickendam-Givon e Tehillah Lieberman sob a sede da Fundação do Muro das Lamentações em Beit Strauss, perto do muro das

lamentações. A pedra redonda do tamanho de uma moeda fazia parte de um conjunto preciso de pesos e medidas internacionalmente reconhecidos, importados do Egito que eram usados ​​na Terra de Israel, tanto para a adoração no templo quanto para o mercado.


O Dr. Monnickendam-Givon diz que o objeto é um exemplo raro de artesanato simples. Segundo ele, o artesão não estaria familiarizado com o símbolo internacional para aquele peso, que seria uma gama grega, então fez algo “próximo o suficiente”.


O fato que o símbolo feito na pedra está diferente do símbolo egípcio, que na época era usado de forma internacional. É o que torna essa descoberta tão única. Essa simples diferença, pode ser um indicativo de uma “manufatura local”: “Na maioria dos pesos, o símbolo [siclo] é arredondado. No nosso, é um

triângulo (...) Talvez uma das razões seja que quem fez a incisão não estava familiarizado com a forma original exata, então ele fez uma 'sósia’ ”, disse Monnickendam-Givon.


Embora, a inscrição seja diferente do símbolo egípcio, o peso é o mesmo. Um siclo pesa 11,5 gramas, então um siclo duplo pesaria 23 gramas, exatamente o peso da pedra encontrada.


“A precisão do peso atesta as habilidades tecnológicas avançadas, bem como o peso dado ao comércio preciso na Jerusalém antiga. As moedas ainda não eram usadas neste período, portanto, a precisão dos pesos teve um papel significativo nos negócios ”, disseram os arqueólogos.


Dr. Barak Monnickendam-Givon, nas escavações sob Beit Straus na Cidade Velha de


O período do Primeiro Templo é anterior ao uso de moedas. Em vez disso, o sistema de pesos shekel foi usado para indicar aos vendedores do mercado e a seus clientes o valor relativo de seus itens, e também para coletar impostos.

 
 
 

Comentarios


Posts Recentes
WhatsApp Image 2020-10-15 at 18.01.57.jp
1629219959885 (1).png
download.jpg
banner_1538162143_5_4_ANPUH-LogoHorizAlta.jpg

Siga-nos nas redes sociais!

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© NEMHAM - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PROIBIDO SUA REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL.

Desenvolvido por WEKSLLEY SANTOS MACHADO

bottom of page